Chá de Hortelã: Benefícios, Receitas e Dicas

O chá de hortelã é uma bebida aromática e refrescante, que pode trazer vários benefícios para a saúde,

como aliviar a digestão, combater o estresse, melhorar o hálito e prevenir infecções respiratórias.

Ele é feito com folhas de hortelã frescas ou secas, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas.

Neste artigo, você vai aprender:

  • Quais são os benefícios do chá de hortelã;
  • Como fazer chá de hortelã com limão e outras receitas;
  • Quais são as contraindicações do chá de hortelã;

Quais são os benefícios do chá de hortelã?

O chá de hortelã pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, tanto física quanto mental.

Veja alguns deles:

  • Melhora a digestão: O chá tem efeito antiespasmódico, ou seja, ele relaxa os músculos do estômago e do intestino, facilitando o trânsito dos alimentos e evitando cólicas, gases e inchaço abdominal. Ele também estimula a produção de bile, que ajuda na quebra das gorduras e na absorção dos nutrientes.
  • Combate o estresse: O chá tem um aroma suave e agradável, que ajuda a acalmar os nervos e a reduzir a ansiedade. Ele também contém mentol, uma substância que atua no sistema nervoso central, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento.
  • Melhora o hálito: O chá tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, que combatem os micro-organismos que causam o mau hálito. Ele também refresca a boca e neutraliza os odores desagradáveis.
  • Previne infecções respiratórias: O chá tem ação expectorante, ou seja, ele ajuda a eliminar o muco das vias respiratórias, aliviando a tosse, o catarro e a congestão nasal. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que reduzem a dor e a inflamação da garganta.
  • Fortalece o sistema imunológico: O chá é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes fortalecem as defesas do organismo contra vírus, bactérias e fungos, prevenindo doenças como gripes, resfriados e infecções urinárias.
  • Ajuda no emagrecimento: O chá tem efeito termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Ele também tem efeito diurético, ou seja, ele elimina o excesso de líquidos e toxinas do corpo, evitando a retenção de líquidos e o inchaço. Além disso, ele diminui o apetite e aumenta a saciedade, auxiliando no controle da fome.

chá de hortelã

Como fazer chá de hortelã com limão e outras receitas

O chá de hortelã com limão é uma das receitas mais populares e saborosas dessa bebida.

Ele combina os benefícios do chá de hortelã com os do limão, que é uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e ácido cítrico.

Essa mistura ajuda a limpar o organismo, a fortalecer o sistema imunológico, a alcalinizar o sangue e a melhorar a pele.

Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 4 folhas de hortelã
  • 1/2 limão
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

  1. Separe quatro folhas de hortelã, de preferência frescas.
  2. Leve 1 xícara de água ao fogo.
  3. Coloque as folhas de hortelã e espere ferver.
  4. Desligue o fogo.
  5. Esprema a metade do limão na água quente.
  6. Deixe amornar, coloque na xícara, mexa com uma colher e sirva.

Você pode adoçar o chá com mel, açúcar ou adoçante, se preferir.

Você também pode variar o sabor com limão, adicionando outros ingredientes, como gengibre, canela, cravo ou abacaxi.

Veja algumas receitas de chá de hortelã com esses ingredientes:

  • Chá de hortelã com gengibre: O gengibre é uma raiz que tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antivirais e antibacterianas. Ele ajuda a aliviar a dor, a inflamação, a febre e a infecção. Ele também tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Para fazer o chá de hortelã com gengibre, basta adicionar um pedaço de gengibre picado na água junto com as folhas de hortelã e o limão.
  • Chá de hortelã com canela: A canela é uma especiaria que tem propriedades antifúngicas, antidiabéticas e antioxidantes. Ela ajuda a controlar o açúcar no sangue, a prevenir o envelhecimento precoce e a combater os radicais livres. Ela também tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Para fazer o chá de hortelã com canela, basta adicionar um pau de canela na água junto com as folhas de hortelã e o limão.
  • Chá de hortelã com cravo: O cravo é um botão floral que tem propriedades antissépticas, analgésicas e anestésicas. Ele ajuda a aliviar a dor, a inflamação e a infecção. Ele também tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Para fazer o chá de hortelã com cravo, basta adicionar alguns cravos-da-índia na água junto com as folhas de hortelã e o limão.
  • Chá de hortelã com abacaxi: O abacaxi é uma fruta que tem propriedades diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias. Ele ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, a facilitar a digestão dos alimentos e a reduzir a inflamação. Ele também é rico em vitamina C, antioxidantes e bromelina, uma enzima que ajuda na quebra das proteínas. Para fazer o chá de hortelã com abacaxi, basta adicionar algumas cascas ou pedaços de abacaxi na água junto com as folhas de hortelã e o limão.

Quais são as contraindicações do chá de hortelã?

Apesar dos benefícios, ele também pode ter alguns efeitos colaterais e contraindicações.

Veja quais são eles:

  • Alergia: Algumas pessoas podem ter alergia ao chá de hortelã ou aos seus componentes. Os sintomas podem incluir coceira, vermelhidão, inchaço ou dificuldade para respirar. Nesse caso, é preciso suspender o uso do chá e procurar atendimento médico.
  • Problemas renais: O chá de hortelã pode aumentar a produção de urina e a eliminação de sais minerais do corpo. Isso pode sobrecarregar os rins e causar desidratação, cálculos renais ou infecções urinárias. Nesse caso, é preciso moderar o consumo do chá ou evitar se tiver histórico de problemas renais.
  • Gravidez e amamentação: O chá de hortelã pode interferir nos hormônios femininos e afetar o desenvolvimento do feto ou a produção de leite materno. Ele também pode causar contrações uterinas e aborto. Nesse caso, é preciso evitar o consumo do chá durante a gravidez e a amamentação.
  • Crianças menores de cinco anos: O chá de hortelã pode causar sonolência, dificuldade de concentração e alteração no raciocínio nas crianças menores de cinco anos. Ele também pode interagir com alguns medicamentos pediátricos e causar efeitos adversos. Nesse caso, é preciso evitar o consumo do chá nessa faixa etária.

Conclusão

O chá de hortelã é uma bebida deliciosa e saudável, que pode trazer vários benefícios para o seu corpo e mente.

Ele pode melhorar a sua digestão, combater o estresse, melhorar o hálito,

prevenir infecções respiratórias, fortalecer o sistema imunológico e ajudar no emagrecimento.

Você pode fazer com limão ou com outros ingredientes, como gengibre, canela, cravo ou abacaxi.

Essas combinações vão potencializar os efeitos do chá e dar um sabor especial à sua bebida.

No entanto, é preciso tomar cuidado com as contraindicações do chá de hortelã.

Ele pode causar alergia, refluxo gastroesofágico, problemas renais, aborto ou sonolência.

Por isso, é preciso consumir o chá com moderação e consultar o seu médico antes de tomar se tiver alguma condição de saúde.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*